MENU

Aspectos Clínicos de Pets Silvestres e Não-Convencionais: Papagaios

Aspectos Clínicos de Pets Silvestres e Não-Convencionais: Papagaios

Vamos falar hoje sobre pets de espécies silvestres e não-convencionais

Olá. Meu nome é Doutor John Beaumont e hoje quero falar sobre pets de espécies silvestres e não-convencionais. Em Cuiabá estes incluem papagaios como a Curica (Amazona amazônica), Cágados, Jabutis, Iguanas (Iguana iguana), Calopsittas, Hâmsters, Porquinhos de Ìndia, ratos (Rattus norvegicus), camundongos (Mus musculus), Ferrets (Mustela putorius) e cobras como a Jiboia (Boa constrictor).  Estes são os mais comuns.

A primeria consideração é legalidade do seu pet.  Enquanto que a Médico Veterinário tem uma obligação legal a atender seu pet, convencional (cão e gato) ou não, também é importante que o dono esteja com comprovante legal do que o animal é dele/dela. O jeito mais fácil é comprar seu animal de uma criadouro comercial e fica com a nota fiscal.  Outra alternativa é obter comprovante de "adoção" de uma animal silvestre emitido pelas órgões competentes. Comprovante é importante por questões morais, legais e éticas. Por fim, ninguém quer quebrar a lei, certo?

Seja como for a fonte do seu pet, os cuidados corretos são importantes para o bem estar dele. Entre os mais comuns pets não-convencionias são os Curicas. As curicas são papagaios, e existem vários espécies de papagaios no estado de Mato Grosso.

Eu estou no hábito de checar o status da espécie no Lista Vermelha internacional, para verificar se o mesmo esteja gravemente ameaçada com extinção ou não.  Enquanto que todos os animas silvestres nativos ao Brasil são protejido legalmente, nem todos são necessariamente ameaçadas com extinção.  Pense, por exemplo, na Capivara (Hydrochoerus hydrochoeris).  Por fim, a Curica náo é ameaçada com extinção. Pelo contrário, este espécie é bem comum em nossa região.

Em cativeiro, a primeira consideração para o bem estar do seu pet é a nutrição. Providencie diariamente frutas, verduras e ração triturada comercialmente formulado para papagaios para o seu pet. 

Quanto a gaiola, o importante é o local. De menor importância é o tamanho. Enquanto que é altamente desejável que o seu pet estaja com espaço suficiente para abrir ambos as asas dele, de maior importância é o local. O Curica é um papagaio muito social, e deve sempre ser cercado por sua família. Em cativeiro a família é sua família. Então: melhor uma gaiola pequena na cozinha com tudo a família sempre presente do que um viveiro enorme nos fundos do quintal.

Isso é tudo por enquanto. Boa sorte e até mais!

Olá, deixe seu comentário para Aspectos Clínicos de Pets Silvestres e Não-Convencionais: Papagaios

Enviando Comentário Fechar :/

Se inscreva em nossa lista

Acompanhe aqui as dicas e novidades de nossa Clínica

TOPO